Desmistificando a HPB (hiperplasia prostática benigna)

Você sabia que cerca de 50% dos indivíduos acima de 50 anos terão HPB? Aos 90 anos, essa condição afeta cerca de 80% dos homens.

Mas o que é HPB?

A HPB se caracteriza pelo crescimento da próstata, levando à obstrução de saída da bexiga e, consequentemente, à redução do fluxo urinário. Esse mecanismo é responsável pelo surgimento de sintomas. O problema é que, devido à evolução lenta, muitas pessoas podem se acostumar com a maneira como estão urinando e não serem diagnosticadas.

Quais são os sintomas mais comuns?

Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Fazer força para esvaziar a bexiga.

Gotejamento (nas roupas íntimas).

Xixi fraco ou espalhado.

Tem cura?

A condição pode ser tratada, podendo melhorar consideravelmente a qualidade de vida do paciente. Em alguns casos, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Como posso prevenir?

O único jeito de reduzir o risco da HPB se manifestar é ir anualmente ao urologista após os 40 anos1. A partir dessa idade, realizar os exames de rotina, mesmo sem sintomas, é fundamental para identificar e tratar a condição.

Qual médico devo procurar?

Urologista

Geriatra

Referência:
  1. Cosentino V, Militello A, Lauria G. Short-term effects of a dietary supplement on lower urinary tract symptoms. J Biol Regul Homeost Agents. 2018 NOV-DEC;32(6):1557-1563. PMID: 30518201.